Acessibilidade Digital – Site
1433
post-template-default,single,single-post,postid-1433,single-format-standard,bridge-core-3.0.5,qi-blocks-1.2.1,qodef-gutenberg--no-touch,qodef-qi--no-touch,qi-addons-for-elementor-1.6.2,,vertical_menu_enabled, vertical_menu_hidden, vertical_menu_width_400, vertical_menu_transparency vertical_menu_transparency_on,qode-title-hidden,qode_grid_1400,side_area_uncovered_from_content,qode-content-sidebar-responsive,qode-overridden-elementors-fonts,qode_disabled_responsive_button_padding_change,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-29.7,qode-theme-bridge,disabled_footer_top,disabled_footer_bottom,qode_header_in_grid,elementor-default,elementor-kit-792,elementor-page elementor-page-1433

Acessibilidade Digital – Site

Com a corrida pela agenda 2030, as práticas ESG – Ambiental, Social e Governança, passaram a ser ainda mais cobradas pelo mercado financeiro e pelos consumidores para que as organizações invistam nessas ações.

Infelizmente é triste constatar que é preciso que essas iniciativas sejam obrigatórias pelo mercado, e não de iniciativas genuínas, no entanto, olhando por outro lado, o bom é que com isso, temos mudanças nos comportamentos e acessos com muito mais rapidez naquilo que realmente precisa ser feito.

E dentro das práticas sociais, além de todas as ações que evidenciam a preocupação com bem estar e com o ecossistema da comunidade em geral,  sempre encostamos na diversidade e acessibilidade, tanto física quanto digital.

Na área de marketing, eu sugiro que tenhamos um olhar voltado para o tema da acessibilidade digital. Os sites devem permitir que seus conteúdos respeitem critérios de usabilidade e acessibilidade universal, de forma que qualquer internauta possa navegar pela rede independentemente das suas limitações físicas, intelectuais ou sensoriais.

Informações

Passamos, em média 6 horas e 43 minutos navegando pela Internet diariamente, mas a internet continua sendo um território inalcançável para a grande maioria das pessoas com deficiência do mundo.

Infelizmente, apesar da Organização Mundial da Saúde (OMS) estimar que 15% da população global viva com algum tipo de deficiência, 70% dos sites verificados possuem grandes falhas em termos de acessibilidade.

Vou deixar aqui o link de um verificador gratuito que faz a análise do seu site e avalia se seu site responde as boas práticas de acessibilidade.

https://accessmonitor.acessibilidade.gov.pt

Grande parte das empresas não enxerga a oportunidade de ser digitalmente acessível. Além de não valorizar e contribuir para a diversidade e a inclusão como negócio, elas estão perdendo inúmeros benefícios.

Atingindo todo o público consumidor, as empresas aumentam as vendas e a receita, melhorando a imagem da marca e aprimorando o SEO.

Existem hoje diversas ferramentas prontas e fáceis de instalar nos sites. Tenho visto uma ferramenta utilizadas em muitos sites de muitas empresas grandes internacionais que é o Equalweb. Achei muito completo.

Minha equipe está gostando de usar esse, pois ele traz: comando de voz, modo de contraste, tamanho da fonte, teclado virtual, leitor de texto e ainda estatísticas. Então acho uma solução bem completa que tem agradado muito os clientes com alguma deficiência.

** dados do relatório Digital 2020 publicado pelas empresas We Are Social e Hootsuite.