Conheça e entenda termos muito usados no marketing
O que são KPIs?
Os “KPIs” são “Key Performance Indicator”, o que, em português, quer dizer Indicador-chave de desempenho. Ou seja, os KPIs são parâmetros que indicam o índice de desenvolvimento dos principais processos internos de um negócio. E os KPIs de marketing são os indicativos que devem ser acompanhados para comprovar se uma medida está sendo eficaz ou não.
Principais KPIs para marketing
Custo por Aquisição (CPA)
O custo por aquisição é um dos principais KPIs para marketing, pois como diz o nome ele dirá custa a aquisição de cada cliente para a empresa, em relação ao investimento realizado.
Custo Por Clique (CPC)
O Custo por Clique é o valor cobrado por anúncios em plataformas de campanhas de marketing digital, como o Google Ads e o Facebook Ads. É um indicador de quanto vale o clique que seu site ou página recebeu no anúncio patrocinado. Dessa forma, você pode perceber quais são os melhores resultados em relação ao investimento feito.
Custo Por Lead (CPL)
O custo por lead é a divisão do valor investido em uma campanha pelo número de leads gerados. Por exemplo, se você gastou XX em anúncios pagos no Google Ads e gerou X leads, o custo por lead é de XXXX.
Custo de Aquisição de Clientes (CAC)
O custo de aquisição de clientes são medidos os investimentos em marketing, mas também os investimentos em vendas, afinal, é necessário um trabalho conjunto dos dois departamentos para se adquirir um cliente. Funciona assim:
CAC = (investimento em marketing + investimento em vendas) / quantidade de novos clientes.
Leads
Os leads ou “geração de lead” é um termo de marketing usado para descrever o inicio do interesse do cliente no produto ou serviço. Daí vem as derivações… Geração de leads, lead qualificado, funil de vendas a partir do lead.
Número de visitantes únicos
Vocês já devem ter ouvido falar esse termo. Isso é o número de visitantes únicos, a quantidade de visitas de um site ou blog. É um indicativo importante para mostrar quantas pessoas novas estão descobrindo seu site e qual o número de usuário acessando-o diariamente.
Taxa de rejeição
Já a taxa de rejeição evidência quantos visitantes saem do seu site pela mesma página que visitou, ou seja, sem explorar outras partes dentro dele. Isso acontece quando alguém tem acesso à sua página inicial, por exemplo, e sai do site sem realizar uma ação, como clicar em um link.
Permanência no site
A taxa de permanência no site vai mostrar quanto tempo um visitante passa explorando suas páginas. E porque isso é importante? Porque quanto maior for o tempo de navegação, maiores são as chances de conversão.
Fontes de tráfego
O acesso do cliente veio de onde? Tráfego orgânico (pelo buscador do Google, por exemplo), pago (com anúncios), social (a partir das redes sociais), direto (quando o site é acessado diretamente pelo link no navegador), e-mail (com estratégias de e-mail marketing, por exemplo) ou referências (de um site para outro).
ROI
Retorno sobre o Investimento realizado em relação aos resultados gerados. Ou seja, é um indicativo que proporciona um guia de como melhorar as estratégias para otimização de processos e pode servir para redução de custos com Leads e também com o CAC, por exemplo. Ou seja, calculando o ROI, a empresa consegue saber o quanto está sendo vantajoso ou se há perdas em seu investimento. Para calcular o ROI: Diminui o valor obtido o custo do investimento e divide o resultado disso também pelo investimento feito.